GRUPO PROTEGE – Mais de meio século preparando pessoas para servir e proteger pessoas
Empresa tradicional no ramo da segurança privada investe na formação continuada dos colaboradores e tem como foco oferecer aos clientes o que há de melhor e mais atual no mercado
Com o lema “Pessoas preparadas para servir e proteger pessoas”, o Grupo Protege ao longo de mais de meio século de existência vem se destacando no setor de segurança privada. Fundado em 1971, conta com 12 mil colaboradores, uma frota de 1,2 mil veículos e mais de 40 bases operacionais espalhadas em todo país.. Na Protege, a qualidade na prestação de serviços não se limita apenas à estrutura e tecnologia, mas principalmente, às pessoas, por meio da constância na valorização do r principal bem: os recursos humanos.
Para essa empresa de prestação de serviços de segurança privada que tem nos colaboradores a linha de frente do atendimento aos clientes, o maior patrimônio são as pessoas. Por isso, a preocupação constante em capacitá-los, treiná-los e inspirá-los. Essa conduta é fundamental na hora de lidar com as mudanças no mercado e de se adaptar a novos cenários. Ou seja, unir profissionais qualificados e as melhores soluções em segurança privada, eletrônica, patrimonial e logística de valores permitindo um atendimento de forma personalizada.
Natural de Coqueiral, o mineiro Agnaldo Vilela, gerente regional no Grupo Protege, faz parte dessa história. Começou na empresa em 1998 como auxiliar de tesouraria. Em 2007, transferido para Belo Horizonte, atuou como Coordenador de Tesouraria Regional de Minas Gerais. Em 2011, aceitou outro desafio: Gerente Operacional, em Muriaé, assumindo a gestão dos setores de Vigilância e Transporte de Valores.
“O Grupo Protege tem sido fundamental para o meu desenvolvimento profissional, proporcionando inúmeras oportunidades de crescimento e aprendizado. Hoje, considero a Protege uma verdadeira escola que me ofereceu experiência, conhecimento e confiança para continuar”, orgulha-se o executivo.
Motivos não faltam. O Grupo Protege conta com uma atuação diversificada que abrange logística, processamento e custódia de valores, segurança patrimonial e eletrônica, formação de profissionais e serviços aeroportuários. “Acreditamos que segurança é dispor de serviços estruturados e também possuir um atendimento feito por pessoas, para proteger pessoas”, postula Agnaldo Vilela.
Serviços – A empresa possui uma ampla gama de serviços e soluções e desenvolve projetos sob medida que se adaptam às especificidades de cada negócio dos clientes. O treinamento constante é um dos principais pilares. Tanto que o Grupo Protege é a única empresa do setor com centro próprio para capacitar e reciclar os vigilantes e profissionais. A Provig foi fundada em 1987 e completou 37 anos em 2024.
Em sintonia com os avanços tecnológicos conta com novos equipamentos no portfólio de segurança eletrônica para auxiliar no mapeamento de riscos e para desenvolver um planejamento customizado, de acordo com as demandas. Entre ele, destacam-se o sistema de CFTV com IA, drones, sistemas sofisticados de sensores, alarmes e de controle de acesso, além de soluções para transporte de valores. Outra inovação é o ‘Protege Portaria do Futuro’. Voltada para condomínios residenciais e comerciais, essa tecnologia automatiza e simplifica a gestão de acessos, permitindo monitoramento contínuo e atendimento personalizado através de um aplicativo. Solução que complementa o portfólio de segurança eletrônica conciliando a tecnologia e o importante trabalho realizado pelos demais profissionais nos condomínios.
Em relação às políticas de Compliance, na área de Responsabilidade Social e ESG, o Grupo Protege também está na vanguarda. Valoriza a transparência e a ética em suas operações, com ações que contribuem para o bem-estar social e ambiental, além de contar com um robusto Código de Conduta. Também aderiu ao Pacto Global da ONU e passou a integrar um grupo de mais de 21 mil empresas e organizações de 101 países. Nesse sentido, a empresa já conta com diversos programas e ações que contribuem com a maioria das ODS, como: o Proativo, programa de saúde e bem-estar, a Universidade Corporativa, o Programa de Diversidade, Gestão de Resíduos, o inventário de carbono e o Programa Despoluir.
Associativismo – Sobre a importância de ser uma das associada ao Sindesp-MG, o gerente regional considera algo estratégico. Essa filiação, explica Agnaldo Vilela, permite que os interesses das empresas sejam defendidos em negociações coletivas, assegurando condições de trabalho justas e adequadas para o setor. “O Sindesp-MG oferece suporte jurídico, desenvolvimento profissional e oportunidades estratégicas, promovendo uma atuação mais sólida e competitiva no segmento de segurança privada”, avalia.
E para quem pensa em começar a vida profissional nessa área? O CEO adverte: o mercado de segurança está em constante transformação. Os profissionais devem estar sempre atualizados. Para se destacar e ter uma carreira de sucesso é importante manter tudo isso no radar.”
No Comments