Blog

Café com Negócios: Evento apresenta parceiros do Inasep e destaca os impactos e oportunidades do novo Estatuto da Segurança Privada

O Sindesp-MG juntamente com o Inasep realizaram, no dia 13 de março, em um restaurante no Shopping Diamond Mall, em Belo Horizonte (MG) o evento Café com Negócios. O evento teve como principal objetivo apresentar ao público presente os parceiros do Inasep.

Luciana Lopes foi a profissional responsável por fazer a apresentação das empresas parceiras Bulla, Pluxee, BSCash, Neopar, Somapy e Vigicredi.

Na oportunidade, Dr. Felipe Augusto Villarinho, advogado do Sesvesp e outras entidades ligadas ao setor de segurança privada e de serviços, há 27 anos e membro da Comissão de Regulamentação do Estatuto da Segurança Privada pela Fenavist proferiu uma apresentação sobre a Lei nº 14.967/2024, que institui o Estatuto da Segurança Privada. O evento reuniu empresários e profissionais do setor para discutir as inovações, os desafios da regulamentação e as oportunidades de mercado.

Durante a exposição, Dr. Felipe Villarinho abordou temas cruciais, como as novas exigências para empresas e profissionais, o combate à clandestinidade, a fiscalização e penalidades aplicáveis. Também foram detalhadas as sugestões normativas apresentadas por Entidades representativas do segmentoe que foram acatadas pela equipe da Polícia Federal liderada pelo Chefe da CGCSP Cristiano Campidelli para garantir uma transição mais eficiente e adequada às necessidades do setor.

Entre os pontos de destaque, ressaltou-se o impacto da nova legislação na segurança desarmada e armada, no uso de tecnologias e sistemas eletrônicos e na obrigação de capital social mínimo para diferentes categorias de empresas. Além disso, foram discutidas as penalidades para contratantes e empresas não regularizadas, reforçando a importância da formalização do mercado.

A participação ativa da FENAVIST e Associações na regulamentação foi enfatizada como essencial para garantir que as novas normas atendam tanto aos interesses das empresas quanto à segurança da sociedade. A expectativa agora é pela publicação do decreto presidencial e da portaria da Polícia Federal, que definirão as diretrizes finais para a implementação do Estatuto.

Com a nova legislação, o setor se prepara para um ambiente mais profissional e estruturado, onde empresas regularizadas ganham mais espaço e competitividade.

No Comments
Post a Comment