
GRUPO MACOR – Como a experiência de Autair Iuga em Segurança Pública contribuiu para fazer a diferença na área da Segurança Privada
Empresário recorda os primeiros anos do Grupo, destaca as inovações e fala das expectativas para o futuro
A experiência com a Segurança Pública levou o paulista Autair Iuga, natural de Três Fronteiras ao setor da Segurança Privada. De que maneira? O empresário, hoje presidente do Grupo Macor, à época, procurou aliar os conhecimentos adquiridos na Segurança Pública, adaptando-os à Segurança Privada, obviamente ampliando conhecimentos que a CLT e CCT exigem.
“Durante cinco anos consegui atuar na Polícia Militar e na Macor. Porém, em fevereiro de 2000, com a empresa em crescimento, tive que deixar uma das minhas paixões para trás: com muita dor no coração, passei então a ser 2º. SGT PM da reserva não remunerada, com pedido de exoneração”, recorda.
Sempre muito atuante no segmento, por várias vezes vice-presidente do SESVESP, cargo que hoje ainda exerce, além de Diretor de Escoltas ABREVIS, Diretor Setorial Escolta Armada CEBRASSE, Membro atuante do Instituto Unidos Brasil (IUB), ligado à Frente Parlamentar do Empreendedorismo e ao Grupo de Estudo de Roubo de Cargas na FIESP, representando a FENAVIST, presidente e fundador do Sindicato das Empresas de Escolta do Estado de São Paulo (SEMEESP), único sindicato patronal da categoria no Brasil, Autair Iuga avalia que o interesse em aperfeiçoamento e a sede de conhecimento fez com que o Grupo Macor, o qual é fundador, fosse um case mundial de líder incontestável em Escolta Armada. Ampliando, com isso, suas atividades em Segurança Privada, VSPP, tecnologias de travas, CFTV e alarme e iscas e localizadores de carga.
Hoje, o Grupo Macor tem sua matriz em São Paulo e filiais em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Contagem (MG). Conta com uma frota própria de 225 carros, funilaria, pintura, mecânica e borracharia também próprios. A matriz é dotada de auditórios, estande de tiro, com autossuficiência em energia e água potável, sendo que suas células são inexpugnáveis contra invasões.
Para Iuga, a importância da Macor, uma das empresas líderes com 30 anos de mercado, ser associada do SINDESP-MG é sinônimo de participação e conexão com o mercado e a representatividade sindical .
Segundo o empresário, maturidade, entendimento mercadológico, ampliação de competitividade e competência, resultando em qualidade aos clientes foram algumas das principais mudanças no Grupo nesses anos de atuação.
Sobre as maiores inovações, Autair Iuga destaca entre outros fatores, tecnologia e gestão. O Grupo, cujo faturamento anual ultrapassa R$ 100 milhões, tem como foco o cliente, num tripé que passa por uma relação de fidelidade, comprometimento e busca continua pela qualidade e satisfação. Há ainda a preocupação com políticas de Compliance, de Responsabilidade Social e ESG, em que todas as ações são amplamente divulgadas em site e praticadas diariamente.
Sobre o futuro e as inovações tecnológicas, o empresário destaca a necessidade de uma atualização permanente visando o crescimento e à qualidade aplicada. E deixa uma dica fundamental para quem está pensando em se lançar nesse nicho: “conhecer tecnicamente os desafios, se estruturar e não contaminar o mercado com preços inexequíveis e práticas que não condizem com o setor”, conclui.
No Comments