
Representantes do Sindesp-MG participam do Sicomércio 2025
Realizado de 9 a 11 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília(DF), o Sicomércio 2025 reuniu empresários, autoridades e lideranças sindicais para debater os rumos do comércio e dos serviços no Brasil, com foco especial na valorização dos pequenos negócios como motores da geração de renda, empregos e desenvolvimento social.
Representando a segurança privada em Minas Gerais, marcaram presença no evento, o diretor-presidente do Sindesp-MG, Renato Fortuna Campos, o diretor secretário administrativo, José Roberto Gustavo de Souza e a secretária executiva, Simone Malvaccini.
O evento é realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Além da solenidade de abertura, os representantes da segurança privada acompanharam o lançamento do programa “Mei Conta com a Gente” e estiveram presentes em palestras e atividades voltadas à inovação. A Inteligência Artificial foi um dos principais temas discutidos no dia, ao lado de análises sobre o cenário político, o perfil do novo líder sindical e os desafios enfrentados pelo setor.
Um dos painéis de destaque do evento foi o da inovação no varejo com grandes nomes da TOTVS, da Stone e da Magalu, que reuniu empresários e lideranças sindicais de todo o país. O debate reuniu o sênior advisor da Stone, Augusto Lins, a diretora de Novos Negócios da TOTVS, Fernanda Mariano, e o diretor de Marketplace da Magalu, Kael Lourenço, sob a mediação do diretor de Economia e Inovação da CNC, Maurício Ogawa.
Juntos, os especialistas discutiram como a tecnologia, a transformação digital e a inteligência artificial estão revolucionando a forma de fazer negócios no Brasil. Em especial, este painel foi encerrado com um recado unânime: “a tecnologia e a inteligência artificial já são realidade e devem ser acessíveis a todos os negócios, independente do porte ou segmento. Para os especialistas, o segmento está em dar o primeiro passo , buscar capacitação e, acima de tudo , manter o foco no cliente.
De acordo com o presidente do Sindesp-MG, Renato Campos Fortuna, a inovação na área da segurança privada no Brasil é inevitável , empresas que não se atualizarem e não usarem a IA a seu favor estarão fadadas a ficarem obsoletas. “O cliente mudou junto com a mudança tecnológica e empresas que entenderem que o atendimento personalizado, a agilidade e flexibilidade são diferenciais competitivos terão mais chances de vender os desafios do mercado atual”, conclui.
No Comments